COMUNICADO DE IMPRENSA
A PRIMEIRA FONTE DE LUZ AFRICANA CONFERÊNCIA E WORKSHOP
16-20 DE NOVEMBRO – ESRF- FRANCE, GRENOBLE
No contexto do Ano 2015 A UNESCO Ano Internacional da luz, os cientistas de todo o mundo e funcionários do governo vai convocar no Laboratório Europeu de Radiação Síncrotron (ESRF) para discutir as oportunidades de construir um roteiro para o primeiro africano fonte de luz síncrotron.
Radiação Síncrotron instalações (ou fontes de luz) oferecem ferramentas exclusivas para empurrar os limites da investigação científica sobre os novos materiais e a matéria viva. Como centros de excelência para a investigação fundamental, estas fontes de luz desempenham igualmente um papel fundamental para estimular a inovação e aumentar a competitividade da indústria.
Há 48 instalações desse tipo em todo o mundo, mas nenhum ainda no continente africano. Construção de um roteiro para o primeiro africano fonte de luz síncrotron e eleger um comité de direcção, que, em seguida, conduzir o roteiro, são os principais desafios da presente conferência organizada no ESRF em Grenoble, em Novembro de 2015.
Conforme explicado por Simon Connell, presidente da comissão organizadora do “o trabalho que nós vamos fazer na próxima semana irá lançar as bases formais para a primeira fonte de luz em África. A proposta africana é fonte de luz que se espera venha a contribuir significativamente para o Africano Ciência Renascentista, o retorno da ciência africana da diáspora, o desenvolvimento do capital humano altamente qualificado e para a formação de uma nova geração de jovens cientistas, o crescimento da competitividade das indústrias africanas e o avanço das pesquisas que é relevante para a África. O primeiro pan-africanas instalação de pesquisa é o SKA, a fábrica espera atrair os melhores do mundo os astrônomos. O tempo é, pois, razão para a África para começar o planejamento para o desenvolvimento de uma força africana Fonte de Luz, que vai ampliar ainda mais sua participação plena na ciência global esforçar-se-ão por”.
Como adicionado por Sekazi K. Mtingwa, membro do Comité de Direcção para intercalar um Africano Fonte de Luz “Uma das questões mais importantes a ser discutido é a viabilidade da construção de uma fonte de luz (Africanos AfLS) em algum lugar do continente africano como um projeto colaborativo semelhante à luz síncrotron de Ciência Experimental e aplicações no Oriente Médio (GERGELIM) projeto no Oriente Médio. África é o continente habitado apenas sem uma fonte de luz. A fim de se tornar mais competitivo socialmente, politicamente e economicamente para os próximos anos, o acesso a uma fonte de luz por perto vai ser uma necessidade absoluta”.
Para Francesco Sette, Diretor Geral do ESRF, o síncrotron europeu, “o ESRF orgulha-se de dar as boas-vindas à primeira conferência africana fonte de luz e a oficina. Observar e descodificar os seus segredos estão no coração da humanidade, busca melhorar a compreensão do mundo que nos cerca. Hoje, mais do que nunca, os cientistas estudando materiais e matéria viva são chamados a trabalhar juntos e compartilhar ferramentas, a fim de fornecer respostas para os grandes desafios que precisam ser abordadas para um mundo sustentável e pacífica crescimento económico. Estou convicto de que esta Conferência será um marco importante e histórico passo no síncrotron Africana X-ray ciência e do início de uma excepcional aventura.”
Programa – ESRF, Grenoble, França:
16 e 17 de Novembro: Conferência parte
demonstrar o papel de fontes de luz para a Ciência e investigação Africana também com fontes de luz.
18-19.- 20 de Novembro: Workshop Parte
estabelecer o Comité de Direcção e o projecto da África Roteiro para fonte de luz
para obter mais detalhes sobre o programa:
http://events.saip.org.za/conferenceTimeTable.py?confId=61#20151116
para assistir a este evento, ou para obter mais informações, entre em contato com o ESRF:
Delphine Chenevier, Chefe de comunicação
press@esrf.fr
+33 (0) 4 76 88 20 56